Um estudo sobre a utilização da educação a distância na formação em Arquivologia no Brasil
Abstract
A universidade é uma instituição antiga, quase milenária, que assume diferentes
formas e identidades, conforme o século e de acordo com o país. Os novos
paradigmas que sustentam o processo do ensinar ao apreender inserem-se no
contexto de um ambiente virtual e de uma nova modalidade de ensino... ead. O
propósito deste estudo foi investigar a possibilidade de implementação da educação
à distância no ensino arquivístico, na percepção dos Coordenadores dos Cursos de
Graduação de Arquivologia em funcionamento no Brasil. Foram quatorze as
Instituições de Ensino Superior analisadas, das quais onze IES federais e três
estaduais. Os conceitos que nortearam a compreensão teórica da problemática - a
sustentação da investigação científica - foram ensino superior, educação à distância
e ensino arquivístico. A modalidade ead no Brasil, bem como os Cursos de
Arquivologia oferecidos no país (graduação, pós-graduação e técnico) foram
contextualizados desde seu início até a atualidade. Os dados necessários para
responder ao objeto da investigação foram obtidos através da observação direta
extensiva - aplicação do instrumento de pesquisa, obtendo retorno de 86%. Os
resultados mostraram que mais da metade das instituições pesquisadas não tem
nenhum estudo sobre aplicação de ead na Arquivologia. Apenas 42% dos
Coordenadores de Cursos já tiveram experiência como docente em ead, e 33%
nunca tiveram nenhuma experiência com ead (tutor ou discente). No entanto, a
maioria dos pesquisados concordou com a assertiva de que a necessidade de os
professores, como conteudistas, produzirem seus materiais didáticos, enriquecer o
processo ensino-aprendizagem. A única oferta de ensino arquivístico no país por
ead é na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, em convênio
com a Universidade Aberta do Brasil: a primeira edição do Curso de Pós-Graduação
lato sensu em Gestão em Arquivos foi no ano de 2008. Sua duração é de dezoito
meses e a carga horária de 360 horas/aula, com pólos em três cidades do RS, locais
onde ocorrem as avaliações presenciais das disciplinas, a cada bimestre.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
The following license files are associated with this item: