Análise da competitividade do gás natural como combustível para veículos leves de passageiros no Brasil
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2019-04-22Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os combustíveis de origem fóssil são amplamente utilizados na mobilidade, abrangendo uma grande
porção da matriz energética nacional. Porém, é crescente a demanda por soluções energéticas sustentáveis,
reduzindo-se assim a dependência por combustíveis fósseis tradicionais. Para os veículos leves de
passageiros, por exemplo, os combustíveis mais utilizados são a gasolina (adicionada de etanol anidro) e o
etanol hidratado, sendo o gás natural veicular (GNV) uma opção quase que exclusivamente utilizada por
motoristas profissionais. A implantação de programas de incentivo ao uso de combustíveis renováveis
como o Proálcool e, mais recentemente, o RenovaBio, além da experiência obtida com o Programa de
Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE), tem se tornado uma estratégia para
posicionar o Brasil entre os países com uma matriz energética amplamente sustentável. Assim, para se
difundir a utilização do GNV como combustível para fins de mobilidade, algumas etapas precisam ser
analisadas quanto à competitividade, como a produção, armazenamento, distribuição e emprego desse gás
em veículos. Desta forma, este estudo propõe uma modelagem para avaliar a competitividade do uso do gás
natural veicular em alguns cenários. A modelagem proposta foi submetida a teste com base em 3 Pontos de
Vistas Fundamentais (PVFs), 10 Fatores Críticos para o Sucesso (FCS), encontrados com base na
recorrência bibliográfica e documental. Foram construídos 38 indicadores de desempenho utilizando os
pressupostos alusivos ao Key Performance Indicators (KPIs), alguns elementos da abordagem multicritério
de apoio a decisão, e dos conceitos da Analytic Hierarchy Process (AHP). Posteriormente, a modelagem foi
testada através de uma consulta a 11 especialistas da área, provenientes de universidades, centros de
pesquisa, fundações, associações e empresas com fortes ligações com o gás natural veicular no Brasil. Os
níveis de avaliação dos cenários investigados foram definidos como “potencialmente competitivos”. O
panorama geral mostra que ações mais contundentes a nível governamental precisam ser aplicadas a fim de
se alcançar cenários “altamente competitivos” para esse combustível.
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