Conflitos entre os estudantes do técnico em enfermagem
Resumo
As vivências no processo formativo de futuros profissionais da saúde podem influenciar na vida
profissional. Assim, este estudo objetivou conhecer a percepção dos estudantes acerca dos
conflitos interpessoais e identificar a influência dos conflitos vivenciados em sala de aula no
processo formativo dos alunos do curso técnico em enfermagem, e quais estratégias podem ser
utilizadas para minimizá-los. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem
qualitativa, realizado com 21 alunos do curso técnico em enfermagem de uma instituição
privada de ensino, do interior do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como instrumentos de
coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Os dados foram submetidos a
análise de conteúdo, buscando a construção de categorias temáticas por aproximação ou
semelhança. Foram seguidas as recomendações previstas na Resolução nº 466/2012 do
Conselho Nacional de Saúde, no que se refere às normas regulamentadoras de pesquisa
envolvendo seres humanos com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM, CAAE
nº 67052817.6.0000.5346. Da análise dos resultados, originou-se três categorias temáticas: O
conflito como impulsionador de mudanças, que abordou as diferenças entre conflito e confronto,
os motivos que desencadeiam os conflitos e o trabalho em equipe; Vivências em sala de aula e
as influências no preparo para vida profissional, o qual evidenciou influências positivas e
negativas para futuros técnicos em enfermagem; Comunicação e criação de vínculos como
estratégias para minimizar os conflitos, emergindo a necessidade de diálogo e de construção de
vínculos entre os estudantes, a consolidação de pactos e de compromissos assumidos, o que
pode colaborar significativamente para a melhoria dos relacionamentos interpessoais entre o
grupo. Conclui-se que os participantes da pesquisa vivenciam conflitos em sala de aula, porém
apresentam dificuldades de administração da situação. Evidenciou-se a necessidade de
mudança de comportamento por parte dos estudantes para melhorar os relacionamentos
interpessoais e minimizar os conflitos existentes, contando com a construção coletiva de
estratégias que possam ajudar nesse processo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: