Nível de atividade física de crianças do 1º ano do ensino fundamental de uma cidade do sul do país
Abstract
Baixos níveis de atividade física têm contribuído para o aumento da prevalência de várias
doenças. Assim, o objetivo do estudo foi verificar o nível de atividade física de crianças no
1 º ano do Ensino Fundamental nas escolas de uma cidade do sul do Brasil. Para isso, foi
determinada uma amostra representativa de crianças do primeiro ano do Ensino
Fundamental das escolas públicas e privadas. Para obter os dados do Nível de Atividade
Física (NAF) foi utilizado o questionário “Dia Típico de Atividade Física e Alimentação”
(DAFA). Dados sobre o número de horas em frente à televisão/vídeo-game ou
computador foram obtidos por meio de um questionário enviado aos pais. O resultado
mostrou um baixo nível de atividade física e não houve diferença significativa entre as
redes de ensino. Não houve correlação entre o NAF e os comportamentos sedentários, no
entanto houve uma tendência de que quanto maior o número de horas no computador,
menor o NAF. Neste sentido, são importantes intervenções de promoção da atividade
física para crianças, com objetivo de substituir o tempo que passam em comportamentos
sedentários por atividades físicas.
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