Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa?
Abstract
O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática,
Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- RS.
Muitos autores, como Padilha (2001) e Aranha (2006), se detiveram a estudar este assunto e são unânimes em afirmar
que as tecnologias, tais como a Internet e os jogos na Informática, incluídas no processo educacional, colaboram com
a aprendizagem sob diversos aspectos, seja na interação, comunicação ou construção do conhecimento. Neste
contexto, pretende-se, portanto, averiguar como se dá a aprendizagem do aluno através de jogos didáticos, explorar a
interação dos conteúdos vistos em sala de aula e posteriormente com o uso do computador, além de analisar o
interesse do educando por essa atividade. Observou-se que é necessário desmistificar a cultura de que o computador
serve apenas para entretenimento, pois o percentual de alunos que assim pensam é muito alto, de 48%. Ressalta-se que
é indispensável uma reflexão dos professores a respeito da dissociação, por parte do aluno, do jogo didático com a aprendizagem.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]