dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Scherer, Jaqueline Beatris | |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T11:48:55Z | |
dc.date.available | 2019-10-15T11:48:55Z | |
dc.date.issued | 2019-08-15 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18587 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | Playful activities are important allies of teaching and learning process by creating a
moment of relaxation and pleasure in the classroom. In this context, the RPG adventures
promote learning through interaction and have been commonly inserted in the
educational field by providing practical application of concepts. In RPG, students take
on characters and need to debate for decision-making regarding a given problem
situation, helping them to understand each other as protagonists in the construction of
their own knowledge. The Environmental Immersion RPG was designed to be used as a
facilitator of Environmental Education. The application took place in a high school class
of a publicschool in the city of Santa Maria/RS. Data were collected through a
Questionnaire for the Evaluation of Educational Games, which considers, above all, the
reaction of students about a particular teaching method. The game was considered very
interactive, fun and had a positive effect on learning motivation. Therefore, it is
understood that it has great potential as a didactic resource for Environmental
Education, because it has the possibility to combine social and ecological aspects in the
scenario of discussion of environmental problems and promote an exchange of
perceptions about the same reality. The Environmental Immersion RPG invites the
student to experience in practice, even if in an imaginary way, situations that aggravate
environmental degradation. Thus, an RPG adventure can make a great contribution to
the process of environmental awareness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Role playing game | eng |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.title | Desenvolvimento, aplicação e análise de um Role Playing Game (RPG) para educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Development, application and analysis of a Role Playing Game (RPG) for environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental | por |
dc.description.resumo | As atividades lúdicas constituem importantes aliadas do processo de ensino e
aprendizagem por criarem um momento de descontração e prazer em sala de aula. Neste
contexto, encontram-se as aventuras de RPG, capazes de promover o aprendizado por
meio da interação e comumente inseridas no campo educacional por proporcionarem a
aplicação prática de conceitos. No RPG, os alunos assumem personagens e precisam
debater para a tomada de decisão em relação à determinada situação-problema,
contribuindo para que se entendam enquanto protagonistas na construção do próprio
conhecimento. O RPG Imersão no Ambiente foi elaborado para ser utilizado como um
recurso facilitador da Educação Ambiental. A aplicação ocorreu em uma turma de
Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Santa Maria/RS. Os dados
foram coletados por meio de um Questionário para Avaliação de Jogos Educacionais,
no qual se considera, sobretudo, a reação dos alunos sobre determinado método de
ensino. O jogo foi considerado bastante interativo, divertido e causou um efeito positivo
na motivação pelo aprendizado. Entende-se, portanto, que possui grande potencial como
recurso didático para a Educação Ambiental, pois nele se tem a possibilidade de aliar
aspectos sociais e ecológicos no cenário de discussão dos problemas ambientais e
promover uma troca de percepções sobre uma mesma realidade. O RPG Imersão no
Ambiente convida o aluno a vivenciar de modo prático, mesmo que imaginário,
situações que agravam a degradação ambiental. Dessa forma, uma aventura de RPG
pode trazer uma grande contribuição para o processo de sensibilização ambiental. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |