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dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorScherer, Jaqueline Beatris
dc.date.accessioned2019-10-15T11:48:55Z
dc.date.available2019-10-15T11:48:55Z
dc.date.issued2019-08-15
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18587
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019.por
dc.description.abstractPlayful activities are important allies of teaching and learning process by creating a moment of relaxation and pleasure in the classroom. In this context, the RPG adventures promote learning through interaction and have been commonly inserted in the educational field by providing practical application of concepts. In RPG, students take on characters and need to debate for decision-making regarding a given problem situation, helping them to understand each other as protagonists in the construction of their own knowledge. The Environmental Immersion RPG was designed to be used as a facilitator of Environmental Education. The application took place in a high school class of a publicschool in the city of Santa Maria/RS. Data were collected through a Questionnaire for the Evaluation of Educational Games, which considers, above all, the reaction of students about a particular teaching method. The game was considered very interactive, fun and had a positive effect on learning motivation. Therefore, it is understood that it has great potential as a didactic resource for Environmental Education, because it has the possibility to combine social and ecological aspects in the scenario of discussion of environmental problems and promote an exchange of perceptions about the same reality. The Environmental Immersion RPG invites the student to experience in practice, even if in an imaginary way, situations that aggravate environmental degradation. Thus, an RPG adventure can make a great contribution to the process of environmental awareness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectRole playing gameeng
dc.subjectJogospor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectGameseng
dc.titleDesenvolvimento, aplicação e análise de um Role Playing Game (RPG) para educação ambientalpor
dc.title.alternativeDevelopment, application and analysis of a Role Playing Game (RPG) for environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoAs atividades lúdicas constituem importantes aliadas do processo de ensino e aprendizagem por criarem um momento de descontração e prazer em sala de aula. Neste contexto, encontram-se as aventuras de RPG, capazes de promover o aprendizado por meio da interação e comumente inseridas no campo educacional por proporcionarem a aplicação prática de conceitos. No RPG, os alunos assumem personagens e precisam debater para a tomada de decisão em relação à determinada situação-problema, contribuindo para que se entendam enquanto protagonistas na construção do próprio conhecimento. O RPG Imersão no Ambiente foi elaborado para ser utilizado como um recurso facilitador da Educação Ambiental. A aplicação ocorreu em uma turma de Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Santa Maria/RS. Os dados foram coletados por meio de um Questionário para Avaliação de Jogos Educacionais, no qual se considera, sobretudo, a reação dos alunos sobre determinado método de ensino. O jogo foi considerado bastante interativo, divertido e causou um efeito positivo na motivação pelo aprendizado. Entende-se, portanto, que possui grande potencial como recurso didático para a Educação Ambiental, pois nele se tem a possibilidade de aliar aspectos sociais e ecológicos no cenário de discussão dos problemas ambientais e promover uma troca de percepções sobre uma mesma realidade. O RPG Imersão no Ambiente convida o aluno a vivenciar de modo prático, mesmo que imaginário, situações que agravam a degradação ambiental. Dessa forma, uma aventura de RPG pode trazer uma grande contribuição para o processo de sensibilização ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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