Desenvolvimento, aplicação e análise de um Role Playing Game (RPG) para educação ambiental
Resumen
As atividades lúdicas constituem importantes aliadas do processo de ensino e
aprendizagem por criarem um momento de descontração e prazer em sala de aula. Neste
contexto, encontram-se as aventuras de RPG, capazes de promover o aprendizado por
meio da interação e comumente inseridas no campo educacional por proporcionarem a
aplicação prática de conceitos. No RPG, os alunos assumem personagens e precisam
debater para a tomada de decisão em relação à determinada situação-problema,
contribuindo para que se entendam enquanto protagonistas na construção do próprio
conhecimento. O RPG Imersão no Ambiente foi elaborado para ser utilizado como um
recurso facilitador da Educação Ambiental. A aplicação ocorreu em uma turma de
Ensino Médio de uma escola da rede estadual da cidade de Santa Maria/RS. Os dados
foram coletados por meio de um Questionário para Avaliação de Jogos Educacionais,
no qual se considera, sobretudo, a reação dos alunos sobre determinado método de
ensino. O jogo foi considerado bastante interativo, divertido e causou um efeito positivo
na motivação pelo aprendizado. Entende-se, portanto, que possui grande potencial como
recurso didático para a Educação Ambiental, pois nele se tem a possibilidade de aliar
aspectos sociais e ecológicos no cenário de discussão dos problemas ambientais e
promover uma troca de percepções sobre uma mesma realidade. O RPG Imersão no
Ambiente convida o aluno a vivenciar de modo prático, mesmo que imaginário,
situações que agravam a degradação ambiental. Dessa forma, uma aventura de RPG
pode trazer uma grande contribuição para o processo de sensibilização ambiental.
Colecciones
- Educação Ambiental [191]
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