Políticas governamentais e educação física: questionando a BNCC e REM para entender o hoje da cultura corporal
Resumo
No atual contexto social marcado por intensas mudanças políticas e econômicas decorrente do movimento de reestruturação produtiva, diferentes esferas sociais sofrem com processos de modificações em suas estruturas, entre elas o campo educacional. Neste sentido objetivamos analisar quais os principais impactos da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular para o âmbito da cultura corporal no ensino público da Educação Física. Para tanto realizamos o diálogo entre o cenário macro - conjuntura política e da educação - com o especifico - Educação Física - relacionando-as com o mundo do trabalho visto que, o último, é o protagonista central do modelo produtivo que em sua essência visa a maximização do lucro/capital. Por fim, em nossas sínteses constatamos que as novas reformas educacionais direcionam novamente a escola para atender as demandas do mercado, e por consequência coloca a Educação Física o papel de coadjuvante no novo “currículo” escolar, além de desconfigurar sua identidade colocando-a na área das linguagens alterando o seu verdadeiro objeto estudo, a saber a Cultura Corporal.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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