Educação empreendedora: características e atitudes de discentes e docentes
Fecha
2016-12-29Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo teve como objetivo analisar a relação de características e atitudes de discentes e
docentes da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, diante da
perspectiva de educação empreendedora. Foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo, do
tipo exploratório, descritivo, baseado em pesquisa teórico-empírica e triangulação dos dados.
A primeira etapa da pesquisa, denominada pesquisa informal, identificou os docentes que, na
opinião dos alunos, desenvolvem atividades singulares em sala de aula. A partir da pesquisa
informal foram selecionados os dois docentes mais mencionados em cada curso para a
realização das entrevistas, que utilizou um roteiro semiestruturado. Para análise qualitativa dos
dados, empregou-se o método de análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Desta análise
emergiram categorias como preparação e didática, o ensino como prioridade, preocupação
diante diante do processo de ensino, motivação docente e comportamento docente e discente.
Para a abordagem quantitativa foi aplicado o questionário de Características Comportamentais
Empreendedoras (CCE's), desenvolvido por McClelland (MANSFIELD et al., 1987) e o
Instrumento para Medida da Atitude Empreendedora (IMAE) desenvolvido por Souza e Lopez
Jr. (2005). Participaram da pesquisa informal 410 alunos de graduação, das entrevistas 12
docentes e responderam aos instrumentos 597 discentes de graduação e os 12 docentes
entrevistados. A consistência interna das escalas foi avaliada pelo Coeficiente de Alfa
Cronbach, atestando fidedignidade para a medida e avaliação dos construtos. Os dados foram
analisados a partir de testes estatísticos. Com relação aos resultados dos questionários infere-se
que as características comportamentais empreendedoras com menor média dentre os alunos
foram correr riscos calculados e persistência; para os docentes foram correr riscos calculados e
persuasão e redes de contatos. Quanto a atitude empreendedora, discentes e docentes
apresentaram as quatro dimensões pesquisadas, com média de pontuação positiva e próxima ao
limite máximo. A associação das duas abordagens foi realizada pela técnica de triangulação de
dados. Constatou-se que os discentes reconhecem os docentes que desenvolvem atividades
singulares, evidenciou-se a necessidade de capacitação dos docentes da UFSM-FW, em relação
a práticas que intensifiquem as características e atitudes empreendedoras por meio da educação
empreendedora. Como resultado, verificou-se ainda similitude entre as características e atitudes
de discentes e docentes, estes possuem as dez características empreendedoras, no entanto com
baixa intensidade (entre 15 a 20 pontos), quando a pontuação máxima é 25. As dimensões de
atitude empreendedora obtiveram pontuações satisfatórias entre os sujeitos pesquisados, exceto
a dimensão planejamento que foi mais forte entre os docentes. Diante dos resultados
evidenciados infere-se a necessidade de reflexão quanto as atividades já realizadas pelos
docentes entrevistados, no intuito de possibilitar o aprimoramento dessas atividades e
disseminação entre os demais docentes da instituição, visto que menos da metade dos docentes
foram citados como singulares na pesquisa informal, possibilitando práticas aderentes ao
desenvolvimento das características e atitudes empreendedoras, pois no momento em que se
aperfeiçoam tais práticas, proporciona-se à discentes e docentes uma forma diferente de
aprendizagem, em direção a educação empreendedora.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: