Uma proposta metodológica para o estudo do triângulo retângulo nos anos iniciais
Abstract
A referente pesquisa apresenta um estudo do uso de vídeo no ensino de matemática no 9º ano do Ensino Fundamental, aplicado ao conteúdo de Triângulo Retângulo, relacionando-o com o meio ambiente, bem como com as vivências do dia a dia do grupo de alunos. Tem-se por objetivo facilitar a compreensão do conteúdo, mostrar a sua aplicação prática e a importância do uso das tecnologias digitais no ensino. A metodologia desenvolvida foi planejada a partir da visualização do vídeo, seguida de comentários e exposição de dúvidas com posterior avaliação do objeto de aprendizagem e do aproveitamento do mesmo. Percebeu-se a relevância dos recursos tecnológicos no ensino da matemática, contribuindo para a interação aluno-aluno e aluno professor estimulando o pensamento e a reflexão sobre o conteúdo proposto.
Os resultados demonstram que o vídeo possibilita uma melhor compreensão do conteúdo proposto, à medida que o desenvolve e o relaciona com elementos do dia a dia da vida dos estudantes.