Recursos educacionais abertos: estudo de caso da Editora Aberta EduMIX –PE/UFSM
Resumo
O mercado editorial para a educação enfrenta uma acentuada crise em relação aos meios tradicionais de produção de material didático. Isso porque demanda inovações para atender ao perfil dos estudantes que mudou radicalmente com a onipresença das tecnologias digitais de informação e comunicação. Pensamos que a produção colaborativa de recursos educacionais abertos pode ser uma alternativa que contribua para uma educação mais inovadora. Esta pesquisa, vinculada a área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, tem como objetivo geral compreender como se dá o processo de produção e divulgação dos Recursos Educacionais Abertos da EduMIX-Editora Aberta, ligada ao Curso de Produção Editorial da UFSM. Nosso estudo traz como aporte teórico para compreender a produção editorial para a educação: Chartier (1999), Epstein (2002), Bragança (2005), Furtado (2006), Araújo (2008), Bandeira (2009) Hallewell (2012) e Thompson (2013). A temática da educomunicação é abordada com base em Kaplún (1976; 1998; 2011; 2014), Freire (1979), Baccega (1994), Tapscott (1999), Orozco (2002), Soares (2006; 2011; 2014), Sousa Santos (2007), Amarante (2012) e Sartori et.al (2014). Já a revisão em torno dos Recursos Educacionais Abertos se pauta em estudos dos seguintes pesquisadores: Rossini (2010), Silva (2011), Amiel; Pretto; Inamorato; Gonzales e Rossini (2012) e Bagetti; Mallmann, (2018). Para dar conta dos objetivos optamos como metodologia um estudo de caso etnográfico combinado com as técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental e observação participante. Como produtos finais, além da dissertação, apresentamos o repositório da EduMIX e um guia resultado da proposta de um minicurso e de uma oficina. Como considerações finais trazemos a importância de conhecer as ferramentas para poder ter uma fluência tecnológica, saber suas principais funções para poder adaptar o uso, e assim facilitar a produção colaborativa dos recursos educacionais tanto para os produtores editoriais quanto para os professores. A disciplina e a EduMIX colaboram na formação de uma aliança entre a Universidade e a sociedade, trabalhando conteúdos que são pouco explorados pelos “recursos tradicionais”, o que contribui para a formação dos produtores editoriais com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A oficina, bem como a observação na disciplina nos proporcionou construir um guia que contempla os desafios e possibilidades dos REAs tanto na produção quanto no uso.
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