Acolhida e permanência de egressas e egressos EJA-Proeja no ensino superior: auto(trans)formações possíveis
Abstract
Dissertação de Mestrado inserida na Linha de Pesquisa 2: Gestão Pedagógica e Contextos
Educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da UFSM,
na temática Educação, Diálogo, Humanização e Cidadania (perspectiva de Paulo Freire). A
temática é a acolhida e a permanência de egressas e egressos dos programas EJA/PROEJA no
Ensino Superior. Percebemos que são criados vínculos de confiança entre professores e
estudantes na Educação de Jovens e Adultos de forma que é necessária atenção à transição de
escola ou ciclo de estudos. O ingresso desses estudantes no Ensino Superior tem sido, em
grande parte, uma exceção possibilitada pelos programas de cotas sociais, criado em 2008. Esse
foi um grande passo na democratização do Ensino Superior no Brasil, no entanto, não basta
garantir o acesso, é necessário possibilitar a ascensão e a permanência, principalmente, em face
da realidade da evasão escolar. Assim, é fundamental, para qualquer Instituição de Ensino
Superior, contar com bons planos de acolhida e de permanência para todos os seus públicos.
Em consonância com os objetivos dos Planos de Educação para a EJA e com a proposta de
integração da educação profissional à educação básica, junto ao PROEJA, buscamos identificar
se existem e estão institucionalizados programas de acolhida e permanência nos Cursos de
Licenciaturas da UFSM, para apresentar uma Agenda de proposta de Plano de Acolhida e de
Permanência, viáveis de implementação. Dentre o referencial teórico utilizado, está a Pedagogia
de Freire em diálogo com os estudos de Josso (2010), Henz (2003, 2015), Pereira (2015),
Brandão (1981) e Santos (2011). Essa pesquisa, metodologicamente hermenêutica, através da
pedagogia dialógica, conversa com egressas e egressos EJA/PROEJA, tendo um olhar aguçado
e uma escuta sensível, para compreender o sentido de suas necessidades. Para o
desenvolvimento do trabalho, foi utilizada a proposta epistemológico-política de pesquisa dos
Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos em coautoria com voluntárias(os)
egressas(os) dos programas EJA/PROEJA, discentes dos Cursos de Licenciaturas da UFSM.
Partimos da premissa de que um programa verdadeiramente democrático é aquele que permite
uma continuidade de ação, levando educandos a buscarem mais autonomia. Das reflexões
conjuntas, surgiram, com mais intensidade, questões a respeito do preconceito que envolve
essas pessoas; sentimento de defasagem em termos de conteúdo programático e cultural,
dificuldades no acesso a informações e de comunicação. Dentre as ações de acolhida propostas
estão a promoção de ações de convivência de calouras(os) e veteranas(os), divulgação dos
benefícios institucionais, trote solidário e informações sobre projetos extracurriculares. Quanto
à permanência, citamos a necessidade de incentivo às políticas públicas de inclusão social,
auxílio de tutores, participação em grupos de estudos, oficinas, seminários, palestras, promoção
de encontros de estudos coletivos, criação de uma rede colaborativa de assistência na caminhada
e de oportunidades de interação de estudantes com professores em ambientes presenciais ou
virtuais de aprendizagem. Foi visível o processo de auto(trans)formação de cada participante
pela conscientização advinda da reflexão também acerca da própria responsabilidade na
condução dos estudos e da necessidade de empoderamento pessoal, assumindo seu lugar,
arduamente conquistado, como acadêmicas e acadêmicos.
Collections
The following license files are associated with this item: