A internacionalização da pós-graduação no âmbito de uma universidade pública federal e na perspectiva dos seus docentes pesquisadores
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2017-12-13Metadatos
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Esta Tese de Doutorado desenvolveu-se no contexto da linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vincula-se ao Grupo de Pesquisa sobre Universidades/GEU certificado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e agregado à Rede GEU, coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Teve por objetivo analisar o contexto da avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) da UFSM pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na perspectiva da internacionalização e suas implicações no desenvolvimento institucional e do desenvolvimento profissional docente. Articula três pontos de referência: Sistema Nacional de Avaliação da Pós-graduação, Internacionalização e Desenvolvimento Profissional Docente. O contexto pesquisado na UFSM é constituído pelos Programas de Pós-Graduação avaliados pela CAPES no triênio 2010-2012 e no quadriênio 2013-2016, com conceito 5 a 7, sendo sujeitos os seus professores e gestores. Trata-se de uma pesquisa em educação, qualiquantitativa, do tipo estudo de caso múltiplo. A triangulação das informações abrange três conjuntos de informações: análise documental das políticas educacionais brasileiras, da regulamentação institucional e dos relatórios avaliativos; questionário on-line enviado à totalidade dos docentes efetivamente cadastrados na plataforma institucional, identificando o estabelecimento da demanda e dos processos de internacionalização e entrevistas narrativas com os gestores dos PPG, buscando a sua percepção quanto à internacionalização, o contexto institucional e desenvolvimento profissional docente, sendo analisadas pela Análise Textual Discursiva. A Tese sustenta-se na sua argumentação, teórica e metodologicamente, destacando nas suas considerações finais, indicadores à demanda pelo processo de internacionalização, como diferencial dos PPG da UFSM conceituados em 5, 6 e 7, bem como sugestões para o aperfeiçoamento de estratégias para o desenvolvimento institucional e o permanente desenvolvimento profissional dos docentes pesquisadores. Foram prementes nas narrativas docentes, as necessidades de políticas institucionais para a internacionalização; fomento para a pesquisa e a publicização dos seus resultados em veículos internacionais de alto estrato e reconhecidos nas áreas específicas de conhecimento.
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