A estrutura das representações sociais de estudantes de um curso de ciências biológicas sobre biólogo e professor
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2019-02-25Metadatos
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Esta dissertação investigou as estruturas das Representações Sociais dos estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sobre as futuras profissões: professor e biólogo. Utilizando a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici como aporte teórico e metodológico, buscamos analisar as representações dos discentes como uma construção social, apoiadas nas identidades e no curso de graduação em comum. Por meio de questionários obtivemos informações sobre o perfil dos estudantes deste curso (Idade, gênero e trabalho), e suas representações das futuras atividades profissionais por meio de uma Associação Livre de Palavras. Nos anos de 2016, 2017 e 2018 aplicamos estes questionários para ingressantes e concluintes do curso, para discentes da licenciatura e bacharelado. Participaram da pesquisa um total de 190 estudantes, em sua maioria mulheres (67%), com idade média de 22 anos e 7% deles trabalhando. Utilizando o software OPENEVOC 0.84, separamos as palavras através de suas frequências e ordem média de importância. Reunimos 332 palavras diferentes que ajudam a caracterizar a identidade profissional dos acadêmicos a partir dos termos indutores “professor é” e “biólogo é”. Ao serem questionados sobre biólogo as respostas orbitam em torno das palavras pesquisador, curioso, amor e importante. Enquanto que as respostas para professor centraram-se em educador, ensinar e essencial. Concluímos que as representações sociais dos estudantes indicam diferenças substanciais entre os ingressantes e concluintes, evidenciando a importância do curso no processo de socialização e construção de representações sobre as futuras profissões, incluindo a identidade profissional.
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