Atendimento educacional especializado e sala regular: como dialogar?
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Data
2015-11-28Autor
Silva, Viviane Cáceres Pacheco da
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Este estudo apresenta como tema central o diálogo entre profissionais atuantes no contexto inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). A problemática norteadora da pesquisa questiona se o trabalho coletivo das áreas de atendimento educacional especializado (AEE) e sala regular é de importância para o real desenvolvimento do aluno incluso, e como pode-se enfrentar as dificuldades existentes no diálogo entre esta áreas? O objetivo geral foi compreender como ocorre o trabalho entre profissionais do AEE e da sala de aula regular envolvidos no processo de ensino e aprendizagem de alunos com NEE. Como objetivos específicos buscou-se conhecer diferentes abordagens desenvolvidas pelos profissionais da sala regular e AEE que visem à efetiva inclusão de alunos com NEE; analisar os recursos e meios que os profissionais da sala regular e AEE utilizam para a melhor compreensão dos alunos inclusos e identificar os desafios presentes no contexto da inclusão de alunos com NEE.O assunto foi abordado por meio de pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados, visitas e preenchimento de um questionário (impresso ou digital). Participaram do estudo cinco profissionais atuantes no processo de inclusão escolar de três escolas municipais de Santa Maria/RS situadas no bairro Camobi. Foram elencados alguns fatores que se correlacionam com a qualidade do processo de inclusão. Estes fatores referem-se à formação continuada, a equipe gestora comprometida com a inclusão, o planejamento, o PPP, as reuniões pedagógicas, a equipe de apoio (monitor de sala de aula), os materiais de apoio (sala multifuncional, etc.), a família e escola, e a dificuldade em conciliar a carga horária. Diante deste elenco de fatores analisados,merece destaque o diálogo, que conduz uma favorável influência aos gestores, professores, alunos, famílias e comunidade em geral, como componente imprescindível no processo de inclusão de alunos com NEE.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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