A importância do brincar na transição da educação infantil para anos iniciais: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
Resumen
O presente trabalho reflete acerca das rotinas em uma turma de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando vivências a partir da prática do Estágio Curricular Supervisionado, bem como, a importância do brincar na transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. Nessa nova rotina as crianças precisam experienciar um novo ambiente e não devem deixar de vivenciar essa infância. Com esse trabalho na qual foi desenvolvido em uma turma de 1° ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edy Maya Bertóia, com uma turma de 19 crianças, com idade entre 6 e 7 anos. Como objetivo geral aponto que pesquisei a organização e como eles sentiam-se nessa nova rotina, o que implicava essa transição da criança da Educação Infantil para Anos Iniciais. Diante do exposto, busquei conhecer a organização tempos e espaços nessa nova rotina das crianças, defendendo a importância das atividades em forma lúdica para seu aprendizado. A partir dessas propostas percebeu-se com a realização do estágio, o quanto são importantes propostas diferenciadas que possibilitem rotinas atrativas, significativas e que despertem a curiosidade das crianças, bem como, um espaço prazeroso e acolhedor que de suporte e permita tais proposições.