O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
Abstract
Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na Educação Infantil. Como objetivos específicos busca-se: (a) entender como os pais percebem o processo de inserção do(a) filho(a) na Educação Infantil; (b) compreender como os professores concebem e que práticas utilizam durante esse processo de inserção da criança; (c) analisar o comportamento e as manifestações que as crianças apresentam durante o processo de inserção. A produção de dados da pesquisa foi realizada por meio de questionários com a professora da turma Maternal I, da Escola Aracy Barreto Sacchis, e com pais das crianças que constituem a turma. Além disso, utilizou-se a observação das crianças no processo de inserção na Educação Infantil, durante o meu estágio extracurricular. Os sujeitos da pesquisa foram: a professora da turma, cinco mães e 23 crianças da turma do Maternal I. Os resultados da pesquisa indicam que o processo de inserção na Educação Infantil é um momento delicado, lento e complexo para crianças, pais e professores. O período de inserção da criança na Educação Infantil é caracterizado por um momento difícil, é um processo importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a construção de vínculos entre crianças, pais e professores. Para os pais esse processo é um momento que expressam vários sentimento de insegurança, angústias e também alegrias. A escola e os professores têm o papel fundamental de apoiar, acolher e construir um vínculo afetivo com as famílias, tornando-as seguras no ambiente escolar.