dc.contributor.advisor | Segat, Taciana Camera | |
dc.creator | Miranda, Danielle Fontoura | |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T19:40:10Z | |
dc.date.available | 2019-10-29T19:40:10Z | |
dc.date.issued | 2019-09-11 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, D. F. Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18702 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019 | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Planejar | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.title | Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo semestre de 2018, em uma Escola Municipal da zona oeste do Município de Santa Maria, RS, em uma turma de Pré-Escola. Tem por objetivo compreender a importância de planejar o brincar na Educação Infantil, através das narrativas de uma docência com crianças, que organiza os espaços e tempos que buscam superar uma engessada; conceituando com diversos autores o planejar e o brincar na educação infantil. Discutindo a importância do planejar, problematizando e organizando propostas, espaços de garantia dos direitos das crianças. O caminho metodológico construído partiu das vivências do cotidiano, da complexidade da docência no estágio, para pensar o planejamento para as crianças da turma pré A, para compreender os desafios da regência, os espaços propostos e organizados a partir das escutas das crianças. Utilizo autores como: Redin (2014), Freire (1986), Piaget (1978). Concluo que me formei uma docente comprometida, que deu o seu melhor. Acredito que depois da experiência que tive no período de estágio é possível trazer para dentro de nossa sala de aula sim esse brincar, sem a preocupação de querer antecipar a alfabetização, tem tempo para todas as coisas e na educação infantil é para a criança apender brincando. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |