Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegat, Taciana Camera
dc.creatorMiranda, Danielle Fontoura
dc.date.accessioned2019-10-29T19:40:10Z
dc.date.available2019-10-29T19:40:10Z
dc.date.issued2019-09-11
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationMIRANDA, D. F. Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar. 2019. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18702
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2019por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlanejarpor
dc.subjectBrincarpor
dc.titleVivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturno.por
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo semestre de 2018, em uma Escola Municipal da zona oeste do Município de Santa Maria, RS, em uma turma de Pré-Escola. Tem por objetivo compreender a importância de planejar o brincar na Educação Infantil, através das narrativas de uma docência com crianças, que organiza os espaços e tempos que buscam superar uma engessada; conceituando com diversos autores o planejar e o brincar na educação infantil. Discutindo a importância do planejar, problematizando e organizando propostas, espaços de garantia dos direitos das crianças. O caminho metodológico construído partiu das vivências do cotidiano, da complexidade da docência no estágio, para pensar o planejamento para as crianças da turma pré A, para compreender os desafios da regência, os espaços propostos e organizados a partir das escutas das crianças. Utilizo autores como: Redin (2014), Freire (1986), Piaget (1978). Concluo que me formei uma docente comprometida, que deu o seu melhor. Acredito que depois da experiência que tive no período de estágio é possível trazer para dentro de nossa sala de aula sim esse brincar, sem a preocupação de querer antecipar a alfabetização, tem tempo para todas as coisas e na educação infantil é para a criança apender brincando.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples