Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar
Resumen
Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo semestre de 2018, em uma Escola Municipal da zona oeste do Município de Santa Maria, RS, em uma turma de Pré-Escola. Tem por objetivo compreender a importância de planejar o brincar na Educação Infantil, através das narrativas de uma docência com crianças, que organiza os espaços e tempos que buscam superar uma engessada; conceituando com diversos autores o planejar e o brincar na educação infantil. Discutindo a importância do planejar, problematizando e organizando propostas, espaços de garantia dos direitos das crianças. O caminho metodológico construído partiu das vivências do cotidiano, da complexidade da docência no estágio, para pensar o planejamento para as crianças da turma pré A, para compreender os desafios da regência, os espaços propostos e organizados a partir das escutas das crianças. Utilizo autores como: Redin (2014), Freire (1986), Piaget (1978). Concluo que me formei uma docente comprometida, que deu o seu melhor. Acredito que depois da experiência que tive no período de estágio é possível trazer para dentro de nossa sala de aula sim esse brincar, sem a preocupação de querer antecipar a alfabetização, tem tempo para todas as coisas e na educação infantil é para a criança apender brincando.