A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade Federal de Santa Maria - RS. O objetivo do estudo foi relatar a importância da prática docente na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a formação. Também foi discutido o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, é investigado o referencial teórico sobre as práticas na Educação Infantil na formação docente, e apresentado as práticas realizadas durante os estágios supervisionados obrigatórios. A metodologia de estudo tem como base a pesquisa qualitativa tendo como análise dos dados as referências descritivas realizadas através dos diários, observações e planejamentos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Os resultados do estudo indicam que as vivências no estágio possibilitam ver a atuação do docente, as dificuldades e desafios que se apresentam na sala de aula. Os registros realizados após as práticas forão fundamentais para pensar a ação e contribuir no processo de ensino- aprendizagem tanto na Educação Infantil e Anos Iniciais. Entender a rotina e buscar metodologias diversificadas foi importante para a dinâmica e o andamento das aulas. A aprendizagem não é um depósito de informações, mas uma construção coletiva.