Iniciação à docência na educação básica: professores principiantes e a sua ambiência (trans)formativa
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2018-08-24Metadatos
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Esta Tese estrutura-se em torno da temática da inserção à docência na educação
básica. Deriva-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como contexto
escolas da rede estadual da cidade de Sete lagoas – Minas Gerais. O objetivo geral
do estudo, de cunho narrativo, foi compreender como a escola de educação básica,
constituída de seus diferentes sujeitos, pode configurar-se como ambiência
(trans)formativa para a inserção do professor principiante. O cenário da pesquisa foi
composto por 24 escolas da Rede Estadual de Educação de Sete Lagoas – MG que
ofertam os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os sujeitos da nossa
pesquisa caracterizam-se por serem professores principiantes, tendo prestado os dois
últimos concursos do Sistema Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais
(2011 e 2014) para a cidade de Sete Lagoas, ou seja, professores efetivos com até
cinco anos de atividade docente. O processo investigativo iniciou-se com um estudo
exploratório por meio de um questionário enviado à totalidade dos professores
principiantes com o objetivo de identificar os cenários e os sujeitos da pesquisa,
incluídas questões sobre o início da docência. O corpus principal da pesquisa decorre
das narrativas docentes, cujo conteúdo foi trabalhado por meio da Análise Textual
Discursiva (ATD). O estudo trouxe a compreensão de que a ambiência escolar pode
promover o bem-estar docente no processo de inserção profissional, motivando-o
para a sua permanência na carreira. No entanto, pode-se constatar que a inserção à
docência requer um esforço conjugado dos diferentes agentes responsáveis pelas
políticas educacionais no que se refere às políticas de formação – inicial e continuada
e de valorização profissional. Finalmente, confirma-se a Tese de que a ambiência
escolar influencia a constituição da identidade do professor principiante na educação
básica, podendo se constituir em ambiência positiva ou negativa, sendo estas
condições determinantes para a inserção e permanência desses professores na
atividade docente. Impõe-se como questão prioritária, o cuidado com a pessoa, na
fase de transição de estudante a professor, carecendo de políticas públicas efetivas
que assegurem aos professores principiantes as condições objetivas e intersubjetivas
para a aprendizagem na/da docência e para o seu desenvolvimento profissional, em
ambiências escolares positivamente acolhedoras.
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