O cinema na dimensão pedagógica da gestão escolar
Resumen
Este trabalho de monografia buscou compreender como a formação continuada de professores tendo o dispositivo formativo do cinema interfere no lugar dessa arte na gestão pedagógica da escola. A pesquisa é de natureza qualitativa e a tipologia metodológica é o estudo de caso, dividida em dois momentos de produção de dados: estudo bibliográfico e estudo empírico com a equipe gestora de 3 (três) escolas públicas de Educação Básica da rede estadual e municipal de Santa Maria/RS que realizaram ou realizam formação continuada de professores através de um projeto de extensão que tem o cinema como dispositivo formativo. À luz da análise de conteúdo, os resultados, advindos da entrevista individual semiestruturada com diretor(a) e coordenador(a), bem como da pesquisa documental acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP) e do Regimento Escolar das escolas lócus da pesquisa, foram analisados tendo como fio condutor as categorias eleitas a priori: formação continuada com o cinema; cinema nas práticas pedagógicas. É possível afirmar que o modo como a formação continuada de professores com o cinema desenvolveu-se em cada escola trouxe diferentes implicações à gestão pedagógica dessas instituições. A escola cuja formação foi mais ampla alterou seus propósitos e meios para/com os filmes, enquanto as escolas cuja formação foi pontual não apresentaram mudanças significativas em suas práticas. Portanto, a pesquisa percebe a relevância da autonomia da gestão pedagógica à reconfiguração do lugar do cinema, no sentido de consolidá-lo na formação dos estudantes e, para além dos muros da escola, na formação da comunidade.
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- Gestão Educacional [298]
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