Análise da capacidade cognitiva e motora fina de escolares em processo de alfabetização
Abstract
O início da escolarização é considerado um período complexo, pela necessidade de rápidas adaptações ambientais e acúmulo de diversas informações. Inclusive, um baixo potencial de inteligência, além de dificuldades na capacidade cognitiva e motora pode apresentar influências negativas no desempenho escolar de crianças. Nesse sentido, o estudo teve por finalidade analisar a atenção concentrada, inteligência e motricidade fina, bem como alguns elementos sociodemográficos de escolares em processo de alfabetização. Para tanto, o grupo de estudo foi composto por 87 crianças, entre 6 e 9 anos de idade, que frequentavam o 1° 2° ou 3° ano de uma escola estadual de Santa Maria/RS. Foi avaliada a atenção concentrada e motricidade fina através do Sistema de Teste de Vienna e a inteligência pelo R2-Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças. Após as avaliações, realizou-se a análise estatística dos dados, através de estatísticas descritivas (média e desvio padrão) e teste de normalidade. Além disso, foi realizada uma análise inferencial para comparação e correlação dos dados. Todas as análises foram realizadas adotando nível de significância de 5%. O artigo 1 foi intitulado “Inteligência, atenção concentrada e motricidade fina de escolares em diferentes níveis de alfabetização” e mostra resultados mais satisfatórios para o G3 na atenção concentrada, motricidade fina e inteligência, quando comparado ao G1 e G2. Já o artigo 2, intitulado “Relação entre a atenção concentrada, inteligência e motricidade fina de escolares entre 6 e 9 anos de idade”, apresenta correlação entre o número de erros e número de reações respondidas na atenção concentrada para o G1 e G3. Em relação à motricidade fina, as sub-variáveis Precisão e Tapping foram as que apresentaram mais correlações com os aspectos cognitivos. Além disso, a inteligência apresentou correlações significativas com a atenção concentrada apenas no G3. Conclui-se que as variáveis cognitivas e motoras devem estar presentes no processo de alfabetização, não só como subjacente da aprendizagem, mas recebendo um espaço importante para o seu desenvolvimento, através de atividades específicas em sala de aula e na educação física escolar.
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