Violência mítica ou divina na educação? Contribuições para a formação de professores
Abstract
Esta pesquisa estabelece a compreensão dos conceitos de violência mítica e divina no
pensamento de Walter Benjamin, defendendo sua validade para o campo da Educação, e,
nesse sentido, sua necessária inserção para contribuir no processo que chamamos formação de
professores. Para tanto, trouxemos além de Walter Benjamin a contribuição de autores que
dialogam com a reflexão benjaminiana, traçando um caminho que vai da análise dos conceitos
envolvidos com o tema, até a exposição de uma possível nova relação de compreensão entre
violência e educação. Desenvolvemos um estudo sobre o fenômeno da violência para o campo
da educação, fazendo uma crítica a sua interpretação e uso instrumental. A necessidade deste
estudo se justifica pela atualidade dos conceitos aqui discutidos e suas reverberações na
sociedade em geral, e nos espaços educativos em particular. O referencial teórico que nos
orientamos está presente em estudos de autores referência da filosofia da educação, tais como
Benjamin, Arendt, Bourdieu e Agamben. Trabalhamos, na construção do texto, na perspectiva
de uma abordagem no viés da hermenêutica filosófica. Quase um tabu na educação, a
violência muitas vezes permanece no horizonte acrítico do senso comum: um mal em si.
Encontramos em Benjamin um estudo sério sobre a violência (mítica/divina) em que esta
comparece como fenômeno, e neste sentido, como categoria de análise promissora para
desvelar equívocos sobre o lugar que ocupa a violência na Educação. Benjamin chama a
atenção que essa força, na educação, se encontra fora do direito, ou seja, fora do constituído,
fora do que está estabelecido pelo sistema de leis e regras do Estado. Percebemos, em
Benjamin, que o conceito de violência é revisto, levando em consideração meios e fins, e
nesta crítica, o autor nos remete para dois tipos de violência: a violência mítica e a violência
divina. A primeira como justificação dos meios e dos fins, a serviço do Estado, do direito; a
segunda como manifestação pura, sem interesse por alcançar fins ou justificar meios. Nessa
reflexão pensamos contribuir no processo dialógico e permanente de propor uma escola que
seja base e espaço de transição para a vida em sociedade, plena e cidadã, que não seja mais
mera vida (zoé) mas vida que vale a pena ser vivida (bios), como ensinaram os gregos.
Collections
The following license files are associated with this item: