A atuação da gestão escolar na articulação entre família e escola no contexto de Novo Hamburgo - RS

Visualizar/ Abrir
Data
2015-11-27Autor
Silva, Fabiana Aparecida da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo busca investigar a atuação da gestão escolar na articulação entre família e escola a partir de uma pesquisa realizada no contexto de uma escola pública de Novo Hamburgo – RS. Tal temática foi escolhida a partir de estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Escolar ofertado pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria articulando com a reflexão acerca do contexto escolar onde a pesquisadora atua enquanto docente. O objetivo de tais análises é a promoção da escuta da comunidade escolar a fim de fornecer subsídios para o aprimoramento das ações desenvolvidas e fomentar a discussão acerca da participação efetiva e cidadã da comunidade escolar. Vemos que o desafio posto a gestão escolar consiste em promover a escuta de tais sujeitos potencializando-a mediante ações nas quais possam ampliar sua participação na tomada de decisões na e para a coletividade. Um dos pontos destacados no estudo foi a realização da pesquisa socioantropológica que visa potencializar este momento de escuta proporcionando aos professores o caminho inverso do habitual: os professores vão as casas dos alunos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: