A sistematização da lógica interna do futsal a partir da praxiologia motriz
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2019-07-23Metadatos
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O Futsal é uma prática motriz cada vez mais presente na escola e em vários outros espaços
formativos, constituindo parte importante da atividade desportiva de crianças, jovens e
adultos. A Praxiologia Motriz é uma teoria que permite desvelar a lógica de funcionamento de
práticas motrizes. O objetivo desta pesquisa é sistematizar os elementos da lógica interna do
Futsal, a partir da Praxiologia Motriz, para contribuir no processo de ensino-aprendizagem.
Por meio de uma pesquisa teórica, realizou-se um resgate histórico da modalidade, tratando
em específico de como o Futsal surgiu e quais foram as principais evoluções em suas regras.
A fim de analisar o cenário das publicações científicas sobre a modalidade, foi feito um
levantamento, em oito periódicos online. A partir deste, percebeu-se a necessidade de estudos
que tratem sobre o Futsal e a Praxiologia Motriz, bem como sobre os conhecimentos do
processo de ensino-aprendizagem deste esporte. Ao considerar o conhecimento praxiológico,
essa proposta torna-se fundamental para produzir uma base que auxilie o trabalho pedagógico
com o Futsal em diversos campos de atuação e utilizar esses conhecimentos no ensino é
fundamental para melhorar o entendimento do jogo. O Futsal é uma modalidade com
interações motrizes de cooperação-oposição, onde jogadores têm por objetivo atingir a meta
adversária, fazendo o gol, ao passo que facilitam as ações para seus companheiros e
dificultam as mesmas para os adversários. Entender a lógica interna do jogo tem início em
saber as principais regras gerais da modalidade e em como os jogadores, a partir destas,
poderão se relacionar com o espaço, o tempo, o material e os demais jogadores. Para
conseguir realizar a sistematização proposta, partiu-se das ferramentas de análise da
Praxiologia Motriz, o Sistema de Classificação CAI e os Universais Ludomotores. Ao ser
realizada a sistematização, apresentam-se novas possibilidades de se ensinar o jogo. O ensino
será pautado no jogo como um todo, onde as necessidades táticas e técnicas derivam uma da
outra e acontecem dotadas de sentido. Para selecionar o que e como ensinar, o professortreinador
necessita de conhecimentos aprofundados. Objetiva-se que este trabalho chegue aos
responsáveis pelos vários espaços formativos e, desta forma, aproximem-se os conhecimentos
produzidos cientificamente aos conhecimentos empíricos, adquiridos no “chão da prática”.
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