Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
Resumo
A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos nacionais, nas áreas das Ciências e Educação Matemática, na legislação vigente (Diretrizes Curriculares e BNCC) e no âmbito escolar, eixo central da investigação. A busca de tais relações conceituais no contexto escolar (1º Ano do ensino médio) realizou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, caracterizada pela observação participante, entrevista em profundidade e análise documental. Na legislação da educação vigente em nosso país a orientação é para uma educação voltada à interdisciplinaridade, contextualização e investigação. Na pesquisa do tipo etnográfica realizada no contexto de uma escola estadual de Santa Maria- RS verificou-se na análise documental que o plano político pedagógico contempla uma abordagem nos conhecimentos dos educandos de forma contextualizada e interdisciplinar. Na análise bibliográfica dos livros didáticos de matemática e física com critérios baseados no PNLD 2015 Física, constatou-se que o livro de matemática de Luiz Roberto Dante V.1 é o que aborda situações mais próximas à física. Na Observação participante, em média 30% das aulas foram atividades avaliativas, devido à greve ocorrida no ano da realização das observações. Nas entrevistas aos professores do turno da tarde da escola investigada percebe-se que não existe na escola um tempo especifico para planejamento entre os professores; sendo esta uma das dificuldades dos docentes para realizar atividades interdisciplinares. Na entrevista com os professores de matemática e física que complementou dados do questionário é preciso um planejamento, dialogo entre os professores para realizar atividades interdisciplinares. São necessárias ações docentes para que o educando apresente indícios de aprendizagem significativa, relacionando o conteúdo observado com a sua vida. Além de pesquisas que investiguem como as políticas públicas estão sendo desenvolvidas para valorização docente.
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