Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAseka, Ivanilda Basso
dc.creatorMattos, Maurane Schierholt de
dc.date.accessioned2019-11-04T11:27:38Z
dc.date.available2019-11-04T11:27:38Z
dc.date.issued2019-07-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18754
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe concept of function is one of the most important of mathematics. It's understanding is essential not only to know other contents of mathematics itself, but also for the description and studying everyday and other areas of knowledge situations. Therefore, in this completion of course work it is proposed activities related to functions, prioritizing the teaching of its concept. The proposal presented here works this concept in a practical and concrete way, with the manipulation of objects and the student himself serving as data source. To this end, a sequence of activities was elaborated, worked in three periods of fifty minutes, in which the students read, write, draw, cut, discuss and built the required function in each situation studied. The activities were developed in a first year high school class of the state education network and in this work is presented its planning, its implementation as well as the conclusions obtained. These evidences that the proposed activities allowed the students to understand the concept of function and to identify its different forms of representation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFunçãopor
dc.subjectConceitopor
dc.subjectRelaçãopor
dc.subjectAssociaçãopor
dc.subjectDependênciapor
dc.subjectMaterial concretopor
dc.subjectFunctioneng
dc.subjectConceptseng
dc.subjectRelationshipeng
dc.subjectAssociationeng
dc.subjectDependencyeng
dc.subjectConcrete materialeng
dc.titleUma introdução ao conceito de funçãopor
dc.title.alternativeAn introduction to the concept of functioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Gramado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoO conceito de função é um dos mais importantes da Matemática. Seu entendimento é essencial não só para compreensão de outros conteúdos da própria Matemática, mas também para a descrição e estudo de situações do cotidiano e de outras áreas do conhecimento. Diante disso, neste trabalho de conclusão de curso propõe-se atividades relacionadas a funções, priorizando o ensino de seu conceito. A proposta aqui apresentada trabalha esse conceito de uma forma prática e concreta, com a manipulação de objetos e o próprio aluno servindo como fonte de dados. Para tal foi elaborada uma sequência de atividades, trabalhadas em três períodos de cinquenta minutos, em que os educandos leram, escreveram, desenharam, recortaram, discutiram e construíram a função requerida em cada situação estudada. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino e neste trabalho é apresentado o seu planejamento, a sua implementação bem como as conclusões obtidas. Estas evidenciaram que as atividades propostas possibilitaram aos estudantes compreender o conceito de função e identificar suas diferentes formas de representação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto