dc.contributor.advisor | Aseka, Ivanilda Basso | |
dc.creator | Mattos, Maurane Schierholt de | |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T11:27:38Z | |
dc.date.available | 2019-11-04T11:27:38Z | |
dc.date.issued | 2019-07-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/18754 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The concept of function is one of the most important of mathematics. It's understanding is essential not only to know other contents of mathematics itself, but also for the description and studying everyday and other areas of knowledge situations. Therefore, in this completion of course work it is proposed activities related to functions, prioritizing the teaching of its concept. The proposal presented here works this concept in a practical and concrete way, with the manipulation of objects and the student himself serving as data source. To this end, a sequence of activities was elaborated, worked in three periods of fifty minutes, in which the students read, write, draw, cut, discuss and built the required function in each situation studied. The activities were developed in a first year high school class of the state education network and in this work is presented its planning, its implementation as well as the conclusions obtained. These evidences that the proposed activities allowed the students to understand the concept of function and to identify its different forms of representation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Função | por |
dc.subject | Conceito | por |
dc.subject | Relação | por |
dc.subject | Associação | por |
dc.subject | Dependência | por |
dc.subject | Material concreto | por |
dc.subject | Function | eng |
dc.subject | Concepts | eng |
dc.subject | Relationship | eng |
dc.subject | Association | eng |
dc.subject | Dependency | eng |
dc.subject | Concrete material | eng |
dc.title | Uma introdução ao conceito de função | por |
dc.title.alternative | An introduction to the concept of function | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gramado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | O conceito de função é um dos mais importantes da Matemática. Seu entendimento é essencial não só para compreensão de outros conteúdos da própria Matemática, mas também para a descrição e estudo de situações do cotidiano e de outras áreas do conhecimento. Diante disso, neste trabalho de conclusão de curso propõe-se atividades relacionadas a funções, priorizando o ensino de seu conceito. A proposta aqui apresentada trabalha esse conceito de uma forma prática e concreta, com a manipulação de objetos e o próprio aluno servindo como fonte de dados. Para tal foi elaborada uma sequência de atividades, trabalhadas em três períodos de cinquenta minutos, em que os educandos leram, escreveram, desenharam, recortaram, discutiram e construíram a função requerida em cada situação estudada. As atividades foram desenvolvidas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino e neste trabalho é apresentado o seu planejamento, a sua implementação bem como as conclusões obtidas. Estas evidenciaram que as atividades propostas possibilitaram aos estudantes compreender o conceito de função e identificar suas diferentes formas de representação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |