Desafios e possibilidades das relações entre família e escola em uma instituição pública de ensino de Santa Maria/RS
Abstract
Esta pesquisa está inserida no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propõe compreender as relações entre família e escola nos processos de escolarização de estudantes em uma escola pública no município de Santa Maria/RS. Para isso, procede-se a uma apresentação do contexto histórico e legal da escola pública brasileira e da instituição familiar como participante dos processos educativos. A pesquisa é alicerçada em uma perspectiva qualitativa do tipo estudo de caso, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os segmentos que compõe a instituição escolar e que estão ligados no processo de ensino-aprendizagem e diário de campo. Através dos dados construídos durante a pesquisa realizou-se uma análise alicerçada nos princípios qualitativos da pesquisa, de tipificação e interpretação. Diante da interpretação dos dados construídos, realizou-se uma aproximação dos estudos desenvolvidos acerca da escola e da família com as entrevistas realizadas com professores, pais, gestor e funcionário da escola, buscando problematizar as possibilidades e desafios de um processo dialógico e colaborativo entre todos os segmentos do contexto escolar.