Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Luís Alvaro de Lima
dc.creatorSauer, Marlí
dc.date.accessioned2019-11-04T13:23:40Z
dc.date.available2019-11-04T13:23:40Z
dc.date.issued2014-12-19
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/18766
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractEvery day, teachers are being challenged to look for alternatives to make their lessons more attractive, as well as to draw the attention of their students. The new media technologies are highly important in this new teaching and learning scenario. In this context, it is up to each teacher to examine different technological resources to be applied on their school environments. This paper aims to use a technological tool called blog, to evaluate its effectiveness as a supporting tool to the teaching of the Portuguese language for fifth grade elementary school students. In this project, the use of this tool was exploited on the teaching of forms of using "whys". Results obtained from two groups of students using a why’s blog which was developed in this project, in constrast with a group in which this blog wasn’t exploited, show that the utilization of the blog can bring an improvement on the teaching-learning process. The use of the blog in the development of this work has also shown that students are more attracted to such different activities in their educational daily routines. In addition, students demonstrate greater enthusiasm and motivation when working with contents that are more connected to the technologies, such as blogs, they use in their personal life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectBlogeng
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectMídias na educaçãopor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectMedia in educationeng
dc.titleBlog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos do 5º anopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoProfessores são desafiados diariamente a buscar alternativas para tornar suas aulas mais atrativas, bem como chamar a atenção dos seus alunos. As novas tecnologias de mídias têm uma importância muito significativa nesta nova realidade de ensino-aprendizagem. Neste contexo, cabe a cada professor visualizar os recursos tecnológicos que mais se aplicam a sua realidade escolar. Este artigo tem por finalidade utilizar a ferramenta tecnológica blog, para avaliar sua eficácia no apoio ao ensino de Língua Portuguesa para alunos do 5º ano do ensino fundamental. A utilização desta ferramenta foi aplicada no ensino do uso dos “porquês”. Resultados obtidos com duas turmas de alunos utilizando o blog dos “porquês”, em contraste com uma turma que não utilizou o blog, demonstram que a utilização do blog pode trazer uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. A utilização da ferramenta blog no desenvolvimento deste trabalho também demonstrou que os alunos ficam atraídos por tais atividades diferentes no seu dia-a-dia escolar. Além disso, os alunos demonstram maior entusiasmo e motivação em trabalhar conteúdos que estão mais conectados com as tecnologias que eles utilizam na sua vida pessoal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto