Compreensão e produção de orações relativas em crianças com e sem desvio fonológico
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2017-07-05Metadatos
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Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho de crianças com desvio fonológico (DF) e com desenvolvimento típico de linguagem (DTL) entre as idades de 4 anos a 8 anos e 11 meses nas habilidades de compreensão e produção de orações relativas, e verificar se há diferença na comparação entre os grupos, e verificar se há diferença na comparação entre as idades. A relevância deste trabalho se dá, pois, o domínio dessa estrutura gramatical é de extrema importância para o desenvolvimento da linguagem oral. Vale ressaltar que existem poucos estudos no português brasileiro (PB) em relação a aquisição das orações relativas, bem como a aquisição dessas estruturas no DF, sendo de extrema importância estudar o domínio deste tipo de oração na população com DTL, mais especificamente a comparação de idades, já que são de aquisição tardia na linguagem infantil. A comparação com o DF é relevante, uma vez que há estudos que comprovam que crianças com alteração no nível fonológico da linguagem podem apresentar déficit na organização lexical e sintática, envolvendo esses elementos gramaticais. Para seleção da amostra, foram aplicadas avaliações fonoaudiológicas, tais como, a Avaliação Fonológica da Criança (AFC), Avaliação Miofuncional Orofacial (AMIOFE), Exame Articulatório e avaliação da linguagem oral, observacional e através de uma sequência lógica, no final foi realizada uma triagem auditiva. Após estas avaliações foram selecionas as crianças para a coleta de dados, formando um total de 53 crianças, em que 26 crianças apresentam DF e 27 crianças apresentam DTL, em ambos os grupos, foi feita aplicação dos testes de orações relativas, baseado no Teste adaptado por Costa et al., 2009, para avaliação do Teste de Produção utilizou-se o teste de preferência já para o teste de Compreensão de Orações Relativas foi utilizado o Teste de Identificação de Imagens. Nos resultados aplicou-se estatística descritiva e inferencial. Assim, pode-se constatar diferença estatisticamente significante em relação à média do percentual de acertos nas tarefas de produção de relativas de sujeito e objeto (PRSO), com melhor desempenho das crianças com DTL em relação as crianças com DF e não obteve-se diferença estatística significante nas tarefas de compressão de relativas de sujeito (CRS), obteve-se diferença estatisticamente significante na tarefa de compreensão de relativa de objeto (CRO), com desempenho melhor das crianças com DF em relação a crianças com DTL. Na comparação entre as médias de acertos por idade não houve diferença estatisticamente significante. Conclui-se, então, que crianças com DTL apresentaram melhor desempenho em oração relativa de sujeito (ORS) em relação a oração relativa de objeto (ORO), e que ambas são adquiridas de forma gradual durante a evolução. Crianças com DF apresentaram desempenho inferior nas tarefas de PRSO com maiores dificuldades em ORO, apesar de não haver diferenças estatisticamente significante entre a comparação das médias das idades, notou-se maiores acertos em crianças mais velhas do que as mais novas.
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