A perspectiva do controle da evasão discente a partir da identificação dos principais fatores: estudo de caso na Universidade Federal do Pampa
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2019-05-21Metadatos
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O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores relacionados ao
processo de evasão discente a fim de criar subsídios para redução das taxas de evasão, estudo
direcionado para os cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Pampa –
campus Jaguarão. O levantamento bibliográfico contribuiu para melhor compreensão do
fenômeno da evasão e na escolha do instrumento de coleta de dados. Os alunos evadidos de
(2015 a 2017) dos 5 cursos presenciais ofertados no campus Jaguarão compuseram a amostra.
Para tratamento e análise dos dados da pesquisa, foi utilizado o sistema IBM SPSS Statistics
versão 20, aplicando-se a análise fatorial utilizando o método estatístico multivariado. Os
fatores determinantes da evasão discente foram distribuídos nas dimensões internas ou
externas à Instituição, sendo três fatores externos: vocação pessoal, sócio político econômico,
ambiente sócio econômico; os fatores internos são os requisitos pedagógicos e os motivos
institucionais. As cinco variáveis com maior média na escala likert são mudança de interesse,
opção de vida e/ou indecisão profissional; por não ter atendido minhas expectativas;
descoberta de novos interesses e ingresso/opção por outro curso; didática dos professores
ineficientes e falta de associação entre teoria e prática nas disciplinas. Os resultados da
pesquisa indicam um predomínio de circunstâncias externas. No entanto, a partir dos achados,
foram elencados doze programas/ações voltadas para redução dos índices de evasão discente
no campus Jaguarão.
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