Vozes da estética na era das conexões: sobre corpo, consumo e emagrecimento
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2016-05-10Metadatos
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Esta dissertação teve como objetivo compreender como são vivenciadas as práticas de consumo direcionadas ao corpo e vinculadas ao emagrecimento, no cotidiano das mulheres, na era das conexões. Para tanto, elaboramos 2 artigos: “Corpo, beleza e mulheres: reflexões sobre o culto ao corpo na era das conexões” e “Corpo gordo e corpo magro na era das conexões: analisando lógicas narrativas em um blog de emagrecimento”. No primeiro artigo, foi realizada uma reflexão baseada em artigos pesquisados nas plataformas SciELO e LILACS, relacionados ao objeto desta pesquisa (corpo, beleza e mulheres). Foi realizada análise de conteúdo 3 eixos foram criados: a) estudos sobre representações do corpo, b) estudos com mulheres ou mulheres e homens com mais de 18 anos e c) estudos sobre o consumo de produtos e hábitos relacionados ao culto ao corpo, como dietas e exercícios físicos. No segundo artigo, pesquisamos depoimentos a respeito da experiência de mulheres que passaram pelo processo de emagrecimento postados em um blog. Os pressupostos da Psicologia Social Crítica e da proposta da análise narrativa de Patrick Charaudeau sustentaram as análises. Como achados gerais, temos que as pessoas não consomem apenas produtos ou hábitos relacionados ao corpo, mas o próprio corpo magro pode ser consumido. Ainda, o emagrecimento não se restringe apenas a mudanças corporais, mas vai além, envolvendo uma nova forma de as pessoas se relacionarem consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
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