A motivação na educação a distância: um estudo de caso do polo regional de ensino superior a distância de Sobradinho/RS
Resumen
A modalidade de Ensino a Distância (EaD) é um marco histórico para a educação no
Brasil e no mundo. Com o avanço das novas tecnologias, ela continua expandindo
cada vez mais nas instituições públicas e privadas, através dos cursos de nível
técnico, graduação e pós-graduação, tornando-se referência em educação para as
regiões do país. A motivação, tema aqui abordado, é um dos principais fatores
comportamentais que tem proporcionado as pessoas a procura pelos cursos, nesta
modalidade de ensino, a fim de atingir seus objetivos e metas. O presente trabalho é
caracterizado por análise descritiva, exploratória e quantitativa, tendo por objetivo
geral, identificar os fatores motivacionais que levam os alunos do Polo Regional de
Ensino Superior a Distância de Sobradinho/RS, a buscar um curso na modalidade
de educação a distância. A partir de um questionário aplicado aos alunos nesta
unidade de ensino, identificaram-se os fatores motivacionais: acessibilidade,
flexibilidade de horários e o reconhecimento da universidade. Outros fatores
apontados, estão nas três maiores médias das variáveis 14 (Atingir minhas mais
altas as aspirações profissionais), na variável 9 (Aumentar minhas chances de
conseguir melhores empregos) e a variável 11 (Melhorar o meu currículo). Uma das
limitações encontrada neste trabalho, foi o pequeno número de questionários
respondidos pelos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação desta unidade
de ensino.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: