Trabalho decente docente: um estudo em uma Instituição Federal de Ensino Superior
Abstract
Este estudo teve como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes de uma
Instituição Federal de Ensino Superior, com base nos critérios de trabalho decente da
Organização Internacional do Trabalho. Para o alcance desse propósito, formularam-se os
seguintes objetivos específicos: a) Analisar a percepção dos professores acerca de suas
atribuições sob a ótica do conceito de Trabalho Decente definido pela OIT; e b) Identificar
quais critérios de trabalho decente estabelecidos pela OIT são melhor atendidos pela
Instituição Federal de Ensino Superior estudada. Assim, foi realizada uma pesquisa de
natureza descritiva, com o emprego de abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a
partir da aplicação de um instrumento de pesquisa fechado que abarca questões referentes ao
trabalho decente, elaboradas por Duffy et al. (2017), além de questões relativas ao perfil dos
respondentes. A análise dos dados coletados decorreu de estatísticas descritivas e análise
fatorial exploratória, além do Alfa de Cronbach. A situação encontrada durante o estudo na
IFES demonstra uma adequação aos termos gerais do trabalho decente, havendo, todavia, que
evoluir em busca de condições mais ideais. Os principais pontos de fragilidade são o tempo
livre, destinado ao descanso e ao lazer. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam
contribuir tanto teoricamente, acrescentando à literatura nacional estudos que contemplem o
tema trabalho decente docente, como na prática, na gestão das instituições de ensino, podendo
estas, ao compreender melhor o tema, traçar estratégias que auxiliem os docentes na busca de
um trabalho mais próximo do decente.
Collections
The following license files are associated with this item: