Diretrizes sobre os limites de emissões de poluentes de motores de máquinas agrícolas no Brasil
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2018-03-08Metadatos
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A agricultura está diretamente associada às questões das mudanças climáticas e é um dos principais setores da economia responsável pelas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em nível global. Parte das emissões é resultante da queima de combustíveis fósseis como o carvão, o gás natural e o petróleo utilizados como fonte de energia para o desempenho dos motores de combustão interna das máquinas agrícolas. Logo, esses elementos têm influência direta na quantidade de poluentes que são emitidos para o ambiente. Com o objetivo de reduzir os impactos negativos na qualidade do ar e no meio ambiente provocados pela queima de combustíveis fósseis nos motores das máquinas agrícolas, foram desenvolvidos programas de controle de emissões de poluentes atmosféricos. No Brasil, o responsável por estabelecer os limites máximos de emissões de poluentes permissíveis para cada faixa de potência de motor para máquinas agrícolas é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias-fase I (PROCONVE MAR-I). A regulamentação brasileira segue os padrões de controle fundamentados nos Estados Unidos da América e na União Europeia. Assim, para que sejam alcançadas as concentrações dos poluentes determinadas pela legislação, estão sendo desenvolvidos novos motores com sistema de injeção eletrônico de combustível e com sistemas de pós-tratamento dos gases de escape. Tratam-se de alternativas utilizadas para mitigar o impacto das emissões de poluentes para a atmosfera. Desse modo, o objetivo do estudo consiste em verificar como os fabricantes brasileiros estão adequando os seus projetos de motores para máquinas agrícolas às novas regras determinadas pelo PROCONVE MAR-I. Como complemento, busca-se analisar as publicações de patentes com a finalidade de identificar quais sistemas de pós-tratamento para motores de máquinas agrícolas estão sendo desenvolvidos e quais são os principais fabricantes no mercado brasileiro. A pesquisa adotou os procedimentos de survey e de Revisão Bibliográfica Sistemática como métodos de investigação, classificando-se como descritiva e comparativa, de caráter exploratório. Para a coleta de dados de patentes foi utilizado a Plataforma Questel Orbit no intervalo de tempo entre 2006 e 2017. Como contribuições, a pesquisa apresentou um panorama da implementação e aceitabilidade do PROCONVE MAR-I pelos fabricantes de máquinas agrícolas, com a finalidade de facilitar a compreensão dos impactos da legislação, de modo que auxilie nas realizações das fases subsequentes da regulamentação. Com relação a análise de patentes, as principais tecnologias reivindicadas recuperadas nas buscas caracterizam-se, em grande parte, por melhorar o desempenho dos motores que apresentam turbo alimentação e pelo incremento de sistemas de pós-tratamento dos gases de escape. Por fim, verificou-se que o PROCONVE MAR-I caracterizar-se também por ser um agente de inovação em empresas que cumprem à regulamentação.
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