A metodologia da problematização no contexto local: contribuições e desafios para a construção do conhecimento atitudinal
Abstract
O presente estudo tem por objetivo discutir as contribuições e os desafios da Metodologia da Problematização para a construção do Conhecimento Atitudinal quanto aos desafios ambientais. Para atingir tal proposta, foi realizada uma pesquisa ação com estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental de uma escola na cidade de Santa Maria, RS. Dessa forma, primeiramente, foi abordada uma discussão conceitual acerca da inter-relação homem e natureza, como também a metodologia da problematização conforme o Arco de Maguerez e sua relação com as possibilidades do desenvolvimento do Conhecimento Atitudinal quanto aos desafios ambientais, conceito esse abordado ao longo da discussão. Em seguida, foram elucidadas as etapas em que se baseia a Metodologia da Problematização, sendo discutidos aspectos da Educação Ambiental no ambiente escolar que se relacionam com os instrumentos ativos da referida metodologia e a possibilidade do desenvolvimento de atitudes como aprender a ouvir, a argumentar, a posicionar-se, a conviver em grupo, a respeitar as diferenças individuais e a opinião do outros estimulados por meio de discussões desenvolvidas por meio do arco de Maguerez a fim de se incentivar e promover a criticidade, participação cidadã e a sustentabilidade ambiental. Os resultados obtidos neste estudo influenciam positivamente as atitudes ambientais dos participantes bem como os seus conhecimentos em relação ao meio ambiente, embora se percebeu desafios quanto ao conhecimento prévio dos educandos sobre o assunto dificultaram algumas etapas do estudo.
Collections
- Educação Ambiental [190]
The following license files are associated with this item: