Formação inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura.
Fecha
2019-07-11Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A pesquisa emerge de problematizações acerca dos saberes docentes que constituem a organização
das práticas pedagógicas no cenário educacional brasileiro. Tendo como lócus a formação inicial de
professores, objetiva conhecer as possibilidades de construção de conhecimentos sobre a educação
inclusiva em cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, direcionando a
discussão aos cursos identificados com maior e menor percentual de oferta de disciplinas vinculadas
à educação inclusiva em relação à carga horária total. Na perspectiva do Pensamento Sistêmico, tem
como aporte teórico os pressupostos de Maturana e Varela (2001) buscando ampliar o foco para o
contexto relacional da construção de conhecimentos. A partir da metodologia da Bricolagem,
contempla duas principais dimensões analíticas: a primeira é direcionada a conhecer a oferta do
contexto formativo em termos de conteúdos e disciplinas vinculadas à educação inclusiva, com base
nos documentos legais, análise das Matrizes curriculares dos cursos e ementas das disciplinas, bem
como entrevistas com gestores da Instituição de Ensino Superior no âmbito da pró-reitoria de
graduação e das coordenações de curso. Esta primeira dimensão busca conhecer de que forma a
UFSM organiza os currículos das licenciaturas a partir das normativas legais e de que forma esta
organização reverbera nas possibilidades formativas dos futuros professores. A segunda dimensão
contempla os acadêmicos e suas possibilidades relacionais com o contexto formativo, apresentando
um panorama geral do perfil dos estudantes em vias de conclusão de curso, bem como discutindo os
modos como compreendem seu contexto formativo e constroem seus conhecimentos sobre a
educação inclusiva na formação inicial. Tem como base teórica os pressupostos de Tardif (2002)
sobre os saberes docentes e contempla dois principais movimentos de produção de material
empírico: aplicação de questionários estruturados com os acadêmicos em vias de conclusão dos
cursos selecionados, contemplando 24 estudantes de História e 11 estudantes de Geografia; e
entrevista semiestruturada com quatro acadêmicos de cada um dos cursos, a fim de conhecer a
construção de conhecimentos sobre a educação inclusiva ao longo da formação inicial. Como
principais resultados, no que tange à primeira dimensão analítica evidenciamos a autonomia da IES
na organização do contexto formativo com vias a contemplar as normativas legais, bem como a
maneira como a oferta dos conteúdos e disciplinas direciona a construção de conhecimentos sobre a
educação inclusiva pelos futuros professores. Sobre a segunda dimensão avaliamos que a
construção de saberes sobre a educação inclusiva ao longo da formação inicial ocorre especialmente
no contexto teórico das disciplinas e nas experiências práticas nas escolas. Evidenciamos que as
possibilidades de construção de conhecimentos sobre a educação inclusiva nos cursos de
licenciatura são constituídas pela concepção historicamente construída que aloca nos sujeitos público
- alvo da Educação Especial as discussões pertinentes aos processos inclusivos, responsabilizando o
próprio campo pelo desenvolvimento de práticas pedagógicas “inclusivas”. Assim, tanto no cenário da
prática quando na formação acadêmica é fortalecido o discurso de despreparo para a atuação
docente em contextos inclusivos, bem como a noção de dificuldade centrada no sujeito da (não)
aprendizagem e não nas possibilidades relacionais oferecidas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: