Educação musical em pesquisa-formação: a voz cantada e falada de professoras da educação infantil
Resumo
A dissertação vincula-se à Linha de Pesquisa 4 – Educação e Artes, do Programa de
Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, ao grupo
de pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical e ao
Laboratório de Educação Musical do Centro de Educação (LEM/CE). Nesse estudo,
busquei compreender como um processo de pesquisa-formação, mobilizado pelo
uso da voz cantada/falada de professoras da Educação Infantil, pode potencializar
as práticas musicais em sala de aula. Como objetivos específicos, procurei entender
as contribuições do grupo como dispositivo formativo e das experiências musicais no
processo formativo das professoras durante a pesquisa-formação e perceber como a
voz pode ser ressignificada pelas professoras no processo de formação musical e
pedagógico-musical. A pesquisa se fundamentou teórica e metodologicamente em
princípios da pesquisa-formação (JOSSO, 2010a, 2010b), ao considerar a
transformação do sujeito, para ela, sujeito consciencial. A revisão de literatura foi
construída a partir das produções acadêmicas acerca da formação continuada de
professores em serviço (FCPS), com base nos autores Moriconi (2017), Baptaglin,
Rosseto e Bolzan (2014), Alvarado-Prada, Freitas e Freitas (2010), dentre outros,
sendo aprofundada pela formação continuada em música (OLIVEIRA, 2016;
MANZKE, 2016; ARAÚJO, 2012; FERNANDES, 2009; TARGAS, 2003). Também me
aproximei de estudos que abordaram a Educação Musical atrelada à Unidocência na
Educação Infantil (STORGATTO, 2011; TIAGO, 2007; PACHECO, 2005; dentre
outros). Para a produção de dados, orientei-me pelas narrativas de formação orais e
escritas (CHIENÉ, 2010), pelas fases da narrativa de Josso (2010b), trianguladas
aos oito encontros de formação, realizado com as professoras da Educação Infantil,
e aos três Tempos da análise compreensiva-interpretativa de Souza (2014a). Assim,
as experiências musicais vividas, aliadas ao grupo de formação, contribuíram no
processo formativo das professoras e na realização de práticas musicais e
pedagógico-musicais mais significativas nas salas de aula da EI. Foi possível
perceber tomadas de consciência acerca dos cuidados, preparação e exploração
vocais, as quais foram ressignificadas pelas professoras, em suas práticas docentes.
Ressalto que as professoras que participaram da pesquisa-formação, não o fizeram
como um simples curso no qual "ganhariam coisas", mas estiveram envolvidas para
pensar a docência na EI e para ressignificar suas práticas e o seu desenvolvimento
profissional. Por fim, os resultados da pesquisa são contribuições para pensar em e
promover movimentos formativos significativos e que considerem os professores,
enquanto sujeitos conscienciais da formação, que têm vontades, necessidades e
desejos educacionais.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: