O papel da educação física no desenvolvimento motor das crianças do ensino globalizado

Visualizar/ Abrir
Data
2015-02-27Autor
Freitas, Andriele Oliveira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho desenvolve o tema do desenvolvimento motor, reconhecendo sua importância e relevância no processo de desenvolvimento das crianças. Tem como objetivo analisar e comparar o nível de desempenho motor de crianças do 4 º ano do ensino fundamental de duas diferentes escolas, sendo uma em que as aulas de Educação Física são ministradas pelo professor especializado e outra em que as aulas são ministradas pelo professor unidocente. Fizeram parte do grupo de estudos 36 estudantes, sendo 18 da escola com profissional especializado e 18 da escola com unidocente. O desempenho motor foi avaliado através do teste Bruininks e Oseretsk test of motor proficiency” – forma curta. A análise estatística foi realizada através de estatística descritiva e teste t de Student, considerando-se um nível de significância de 5%. Observou-se diferença estatisticamente significante entre os dois grupos de alunos, sendo que as crianças que tinham aula com professor de Educação Física apresentaram melhores resultados do que as crianças que tinham aulas com unidocente. Conclui-se que a presença de um profissional de Educação Física nas séries iniciais é de extrema relevância para um melhor desenvolvimento motor dos estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: