A dança no ambiente escolar: uma reflexão a partir da percepção docente
Resumen
No processo Educacional o ensino da dança não pode ser visto apenas como um
conjunto de movimentos a serem realizados, ou habilidades a serem repetidas
diversas vezes. Geralmente é um espaço reservado apenas para espetáculos de
final de ano; mas contribuir nas habilidades básicas que são fundamentais para o
movimento humano, no desenvolvimento das potencialidades, garantir o acesso ás
práticas da cultura corporal e a forma de se relacionar com o mundo. O presente
trabalho tem como objetivo buscar informações com os professores que fizeram o
acompanhamento de oficinas de dança nas escolas ou não, bem como a sua
participação em outros segmentos de formação, analisando a importância da mesma
no ambiente escolar. Busca refletir sobre o instrumento de sociabilização e
integração, a experiência corporal trabalhada e a desenvoltura na comunicação que
auxilia no processo ensino aprendizagem. A pesquisa será aplicada por meio de
questionários e com professores de oito escolas de Serafina Corrêa, sendo seis
escolas Municipais e duas escolas Particulares. Para a análise desta pesquisa serão
feitos questionários com os professores, questões direcionadas as práticas de dança
no ambiente escolar com as crianças. O presente estudo visou mostrar aos
professores verificando a visão dos professores...e a importância da dança no
ambiente escolar. Pois a dança tem papel muito importante para o desenvolvimento
corporal, aprendizagem e expressão, ela precisa ser trabalhada principalmente no
ambiente escolar, onde os alunos tem contato com várias áreas do conhecimento.
Através das reflexões feitas; promover uma maior movimentação nesta, despertando
o interesse em ministrar estas aulas que são alegres e divertidas além de todos os
benefícios que possui.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: