Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
Abstract
Muitos alunos do Ensino Médio apresentam dificuldade em compreender os conceitos
relacionados às funções seno e cosseno, não entendendo como uma função de domínio real
pode ter relação com valores até então calculados a partir de ângulos em graus. Neste sentido,
o presente trabalho propôs-se a realizar um estudo a fim de verificar se a utilização de
recursos tecnológicos, mais precisamente o software de geometria dinâmica GeoGebra, em
sala de aula auxiliaria os alunos nessa compreensão. Para tanto, foi efetuada pesquisa
bibliográfica sobre o assunto e elaborada uma sequência didática acerca deste tema, composta
por atividades que buscavam facilitar a compreensão dos conceitos e a construção dos
gráficos das funções seno e cosseno. A sequência didática foi desenvolvida em uma turma de
segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do interior do estado do Rio Grande
do Sul. Após o desenvolvimento das atividades propostas na sequência didática, por meio da
aplicação de um questionário, foi possível constatar que a utilização do GeoGebra em sala de
aula pode motivar os alunos ao estudo de Matemática e facilitar a compreensão dos conceitos
matemáticos, facilmente visualizados através da utilização deste software.
Collections
The following license files are associated with this item: