O "ser" jovem e a relação com a gestão escolar em uma escola estadual do município de Lagoa Bonita do Sul - RS: funções e desafios da gestão escolar

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Data
2015-11-28Autor
Possebon, Alexandra de Fátima
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O presente trabalho pretende refletir e compreender a relação que há entre o jovem/aluno e a gestão democrática de uma escola estadual do município de Lagoa Bonita do Sul/RS. O jovem/aluno é sujeito atuante e adepto as novas mudanças da sociedade, principalmente as mudanças em torno das tecnologias, tais fatos o fazem agir de diferentes formas. Nesse sentido, a escola precisa manter o diálogo aberto e estimular constantemente a participação para coletivamente construir ações que serão desenvolvidas no seu dia a dia. Para tanto, é necessário caracterizar as funções da gestão escolar e os desafios enfrentados para efetivar a participação dos jovens na gestão democrática e identificar os espaços de construção coletiva das ações desenvolvidas pela escola. Inicialmente, o trabalho traz abordagens teóricas de diferentes autores sobre o jovem, a relação dele com a escola, funções e desafios da gestão escolar democrática. Para compreender esses aspectos na dimensão da escola foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos técnicos de estudo de caso, através da aplicação de questionários a todos os segmentos que formam a comunidade escolar: equipe diretiva (direção, supervisão, orientação), professores, funcionários, pais e alunos do 2º ano e 3º ano do Ensino Médio. A partir disso, compreendeu-se que a relação do jovem/aluno e a gestão da escola é boa e que há espaços de construção coletiva de ações, porém é incipiente a participação e comprometimento da maioria dos membros que compõem a comunidade escolar, caracterizando assim o maior desafio da gestão escolar democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
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