A geografia escolar e o espaço mentalmente projetado: um olhar Piagetiano
Abstract
Essa pesquisa se desenha como uma aproximação do ensino da Geografia com a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Para isto se trabalhou com dois grupos de crianças de uma escola pública do Rio Grande do Sul, localizada no município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro grupo é formado por estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, com os quais se trabalhou parte das relações espaciais topológicas, enquanto com o outro grupo que é composto por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental se buscou o desenvolvimento das relações espaciais projetivas e euclidianas. A relação entre Jean Piaget com a Geografia escolar tem como objetivo o trabalho com o conceito de Espaço Mentalmente Projetado (EMP) que é a categoria chave desta pesquisa e que em sua essência carrega as capacidades de cada sujeito em representar o Espaço Geográfico que se encontra distante da vivência destes indivíduos. Neste sentido são apresentadas seis práticas pedagógicas que apresentam como sustento teórico a Epistemologia Genética, a teoria das Representações Sociais, além de focar em três conceitos da ciência geográfica: Lugar, Paisagem e Espaço Geográfico. Para tanto, a pesquisa se pauta em uma abordagem Qualitativa apoiada no Método Clínico com o intuito de se propiciar momentos de experimentação a partir de práticas pedagógicas que envolvem conteúdos da Geografia escolar. A ideia central é que representações fossem produzidas a partir de manifestações imagéticas que surgem por meio de um grupo de esquemas que cada sujeito estrutura ao longo do seu desenvolvimento. Com as produções se indicou ilações em relação às ancoragens utilizadas pelos sujeitos da pesquisa em suas ações para dar significado e forma ao Espaço Geográfico. Durante este trabalho se conservou o pensamento de que cada indivíduo é capaz de projetar mentalmente espaços que ele não vivencia cotidianamente, mas que ao fazerem parte de seu imagético passa a ser representado e compreendido a partir de uma série de esquemas mentais que conduzem a leitura da realidade. O ponto de contato para análise foi a Epistemologia Genética com o conceito-chave da ciência geográfica – o Espaço Geográfico –, tendo nas representações estruturadas o fio condutor para as reflexões a serem realizadas. Além de investigar o pensamento das crianças, a ideia da pesquisa e do Espaço Mentalmente Projetado é comportar no ambiente escolar a autoria e autonomia dos estudantes, criando diálogos construtivos em relação aos Lugares do mundo.
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