Educação física infantil: percepção da realidade escolar
Abstract
A Educação Física é considerada um elemento importante para a Educação Infantil, pois através dos conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. Neste contexto este trabalho teve como objetivo investigar, junto a alunos de4ᵒ ano, como está sendo organizada a oferta da disciplina de Educação Física na Educação Infantil como atividade regular dentro do planejamento de escolas públicas e particulares da cidade de São Borja, RS. A pesquisa justifica-se pela necessidade e importância de contribuir de forma significativa para a prática docente no âmbito escolar, tendo como foco a inserção da Educação Física Infantil nas escolas e a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendizagem da criança. O presente estudo é de caráter descritivo, a amostra desta pesquisa constou de 82 alunos de4ᵒ ano, pertencentes a quatro escolas, sendo duas municipais e duas escolas estaduais do município de São Borja, RS. Para a obtenção das informações foi aplicado um questionário com 11 perguntas fechadas, utilizando-se desenhos ilustrativos para a maior parte delas. Conclui-se que, a Educação Física Infantil é vista como sendo importante para a criança, pois contribui para o desenvolvimento motor, social e cognitivo de forma ampla, pois, enfatizando o movimentar-se, as crianças interagem de maneira mais objetiva, aprendendo sobre si, sobre seus limites e sobre suas capacidades. Portanto acredita-se que o desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico, onde se exige movimento, muita afetividade, estímulo à inteligência e à socialização.
Collections
The following license files are associated with this item: