A referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental

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Data
2015-02-27Autor
Amorim, Rodrigo Oliveira de
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É sabido que na educação básica é esmagadoramente maior a presença de mulheres em comparação a de homens. Este trabalho discorre sobre a referência masculina nos anos iniciais do ensino fundamental bem como a visão da comunidade escolar de Cruz Alta sobre estes profissionais. O trabalho foi desenvolvido com base em um método de pesquisa descritiva, a qual observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Fizeram parte do estudo membros da comunidade escolar das escolas que possuem professores homens na docência nos anos Iniciais do ensino fundamental do Município de Cruz Alta, RS. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário para cada categoria sendo alunos, pais, professoras e equipe diretiva e professores homens contendo perguntas abertas. As respostas obtidas, foram separadas de acordo com o tipo de amostra (pais, professores e direção da escola), calculou-se os percentuais das respostas e estas foram categorizadas, quando era o caso, de forma que se chegasse a um grupo de palavras-chave citadas. Professores homens estão presentes em apenas sete escolas nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Cruz Alta. Verificou-se que a comunidade escolar destas escolas considera importante a presença de professores homens nesta etapa de ensino. Os alunos afirmam que gostam de ter professores homens segundo pais e professoras a maioria dos comentários são positivos. A maioria dos professores homens disseram que pais e responsáveis tem atitudes diferentes quando percebem que seus filhos estão tendo aula com profissionais do sexo masculino, porém após o andamento do trabalho e a postura ética e correta os pais adquirem confiança e ainda segundo a maioria das professoras não existe preconceito contra estes professores.
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