Palavras para avaliação fonológica da língua italiana: validação de conteúdo
Fecha
2017-09-29Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A avaliação fonológica deve captar o conhecimento fonológico da criança, fundamentalmente no que diz respeito a segmentos e, especificamente, no que concerne à estrutura interna dos segmentos e constituintes silábicos de sua língua materna. Para se obter uma amostra significativa do sistema fonológico da criança, faz-se necessário dispor de uma lista de palavras que represente, de forma homogênea, todos os fonemas da língua em análise, considerando-se todas as posições silábicas (onset simples e complexo). O presente estudo tem como objetivo propor uma lista de palavras validadas para compor um possível instrumento de avaliação fonológica para a língua italiana. Para tanto, a pesquisadora elaborou uma lista de 2489 palavras, baseada em instrumentos de avaliação infantis disponíveis para a língua italiana. As palavras foram classificadas considerando os segmentos e sua posição na sílaba e na palavra. Essa lista foi avaliada por um grupo de juízes especialistas (fonoaudiólogos) por meio do software PAROLE. Para cada item foi possível um único julgamento da palavra. Após, por intermédio de outro software estatístico, calculou-se o índice Relação de Validade de Conteúdo (RVC) para cada item avaliado. Das 2489 palavras, 131 foram consideradas válidas para avaliar os fonemas, em posição de onset simples e complexo, em crianças monolíngues italianas entre três anos e oito anos e 11 meses. Dentre as palavras selecionadas, observa-se que algumas se repetem para avaliar fonemas diferentes. Isso deve ser avaliado a fim de criar uma lista de palavras com no mínimo três ocorrências de cada segmento, nas diferentes posições da sílaba e da palavra. Tais segmentos devem ser representáveis (desenháveis) a fim de facilitar a eliciação do estímulo, de modo que cada palavra seja testada em outro grupo de juízes especialistas (crianças). A lista de palavras validadas por juízes especialistas (fonoaudiólogos) permitiu a obtenção de um número adequado de estímulos para propor um instrumento de avaliação fonológica para crianças falantes do italiano.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: