A contribuição das práticas de experimentotecas em solos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, Santa Maria-RS
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2019-05-31Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A Geografia Escolar necessita apropriar-se de recursos didáticos e metodologias
consoantes com a contemporaneidade, integrando métodos experimentais ao
processo educativo. A temática ambiental é fortemente marcada no seu discurso
necessitando passar por avanços em relação aos recursos didáticos e, nesse contexto
o solo é um recurso essencial para o funcionamento dos ecossistemas, entretanto não
é reconhecido como deveria tão pouco trabalhado nas Escolas. O presente estudo
busca desenvolver e praticar experimentotecas em solos e verificar a eficácia delas
como um instrumento de ensino e aprendizagem, na disciplina de Geografia e avaliar
como os alunos aprendem o tema, através dos livros didáticos e entrevista com a
professora titular da disciplina, e desenvolver as experimentotecas junto com os
educandos, na Escola Municipal Euclides da Cunha localizada em Santa Maria, Rio
Grande do Sul. As experimentotecas buscaram demonstrar experimentos com ênfase
nos seguintes aspectos morfológicos: Análise da cor do solo, textura do solo,
consistência do solo e porosidade do solo, dessa forma, facilitar o ensino e
aprendizagem dos educandos através do sistema sensorial, buscou-se atingir a
aprendizagem significativa e colaborar com a percepção da importância do estudo do
solo no contexto ambiental. Os educandos dos sextos anos foram investigados
através dos questionários e observações realizadas ao longo das práticas de
experimentotecas e percepções e concluiu-se que as práticas de experimentotecas
tiveram grande aceitação pelos educandos e contribuíram de fato com o ensino em
solos na Geografia, entretanto o tema solos vem sendo desenvolvido de forma
insuficiente nos livros didáticos e sendo exposto em sala de aula de maneira
insatisfatória.
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