O GeoGebra e o estudo do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno: possibilidades para o ensino de matemática no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2016-05-14Autor
Oliveira, Ederson Medeiros de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para observar os benefícios que o uso do software Geogebra pode trazer para o processo de
ensino e aprendizagem, para alunos do Ensino Médio, do Ciclo Trigonométrico e dos gráficos
das Funções Seno e Cosseno. Este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo
destes tópicos buscando, através da interatividade, um modo de facilitar a compreensão destes
conteúdos. As construções feitas através do software visam promover o entendimento do que
“acontece” no Ciclo Trigonométrico e com os gráficos das Funções Seno e Cosseno quando
variamos o valor do ângulo. Para realização desta análise, foi realizado um planejamento para
ser aplicado durante duas horas-aula, realizadas no Colégio Estadual Tancredo Neves, no
município de Santa Maria – RS. Esta aula foi realizada no período normal de estudos dos
alunos, a professora titular cedeu gentilmente seus períodos para que o trabalho pudesse ser
realizado e os alunos não foram convidados a participar da aula, contudo participaram
ativamente. Ao final da atividade, podemos afirmar de que a utilização das chamadas TIC
(Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, pode ser o diferencial
necessário para que ocorra eficaz construção do conhecimento. A interação faz com que os
conceitos fiquem mais evidentes aos olhos dos alunos, uma vez que a simples observação do
livro didático pode não mostrar tudo o que se deseja.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: