Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFajardo, Ricardo
dc.creatorOliveira, Ederson Medeiros de
dc.date.accessioned2019-11-21T14:00:49Z
dc.date.available2019-11-21T14:00:49Z
dc.date.issued2016-05-14
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19002
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractIn order to observe the benefits that the use of Geogebra software may bring to the teaching and learning process of the Trigonometric Circle and the graphics of Sine and Cosine Functions to High School students. This monograph presents an alternative didactic for the study of those topics, seeking a way to smooth the comprehension of the subjects using interactivity. The constructions made using the software aim to promote the understanding of “what happens” inside the Trigonometric Circle and the graphics of Sine and Cosine Functions when the value of the angle is changed. For this analysis, a two-hour class planning was created, contucted at the Tancredo Neves State School, in the city of Santa Maria (RS). The class took place during the normal study period of the students. The official teacher kindly gave her class periods so that the project could be executed. The students actively participated in the class. At the end of the activity, I was sure that the use of ICT (Information and Communications Technologies) as technique inside the classroom can be the differential needed to an effective building of knowledge. The interaction helps the enlightenment of the concepts to the student’s eye, considering that the mere observation of the textbook may not be enough to complete comprehension.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiclo trigonométricopor
dc.subjectGráficopor
dc.subjectFunções seno e cossenopor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectTrigonometric circleeng
dc.subjectGraphiceng
dc.subjectSine and cosine funtionseng
dc.titleO GeoGebra e o estudo do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno: possibilidades para o ensino de matemática no ensino médiopor
dc.title.alternativeGeoGebra and the study of trigonometric cycle and sine and cosine functions: possibilities for mathematics education in secondary educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoPara observar os benefícios que o uso do software Geogebra pode trazer para o processo de ensino e aprendizagem, para alunos do Ensino Médio, do Ciclo Trigonométrico e dos gráficos das Funções Seno e Cosseno. Este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo destes tópicos buscando, através da interatividade, um modo de facilitar a compreensão destes conteúdos. As construções feitas através do software visam promover o entendimento do que “acontece” no Ciclo Trigonométrico e com os gráficos das Funções Seno e Cosseno quando variamos o valor do ângulo. Para realização desta análise, foi realizado um planejamento para ser aplicado durante duas horas-aula, realizadas no Colégio Estadual Tancredo Neves, no município de Santa Maria – RS. Esta aula foi realizada no período normal de estudos dos alunos, a professora titular cedeu gentilmente seus períodos para que o trabalho pudesse ser realizado e os alunos não foram convidados a participar da aula, contudo participaram ativamente. Ao final da atividade, podemos afirmar de que a utilização das chamadas TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, pode ser o diferencial necessário para que ocorra eficaz construção do conhecimento. A interação faz com que os conceitos fiquem mais evidentes aos olhos dos alunos, uma vez que a simples observação do livro didático pode não mostrar tudo o que se deseja.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto