dc.contributor.advisor | Fajardo, Ricardo | |
dc.creator | Oliveira, Ederson Medeiros de | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T14:00:49Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T14:00:49Z | |
dc.date.issued | 2016-05-14 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19002 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | In order to observe the benefits that the use of Geogebra software may bring to the teaching
and learning process of the Trigonometric Circle and the graphics of Sine and Cosine
Functions to High School students. This monograph presents an alternative didactic for the
study of those topics, seeking a way to smooth the comprehension of the subjects using
interactivity. The constructions made using the software aim to promote the understanding of
“what happens” inside the Trigonometric Circle and the graphics of Sine and Cosine
Functions when the value of the angle is changed. For this analysis, a two-hour class planning
was created, contucted at the Tancredo Neves State School, in the city of Santa Maria (RS).
The class took place during the normal study period of the students. The official teacher
kindly gave her class periods so that the project could be executed. The students actively
participated in the class. At the end of the activity, I was sure that the use of ICT (Information
and Communications Technologies) as technique inside the classroom can be the differential
needed to an effective building of knowledge. The interaction helps the enlightenment of the
concepts to the student’s eye, considering that the mere observation of the textbook may not
be enough to complete comprehension. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ciclo trigonométrico | por |
dc.subject | Gráfico | por |
dc.subject | Funções seno e cosseno | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Trigonometric circle | eng |
dc.subject | Graphic | eng |
dc.subject | Sine and cosine funtions | eng |
dc.title | O GeoGebra e o estudo do ciclo trigonométrico e das funções seno e cosseno: possibilidades para o ensino de matemática no ensino médio | por |
dc.title.alternative | GeoGebra and the study of trigonometric cycle and sine and cosine functions: possibilities for mathematics education in secondary education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Para observar os benefícios que o uso do software Geogebra pode trazer para o processo de
ensino e aprendizagem, para alunos do Ensino Médio, do Ciclo Trigonométrico e dos gráficos
das Funções Seno e Cosseno. Este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo
destes tópicos buscando, através da interatividade, um modo de facilitar a compreensão destes
conteúdos. As construções feitas através do software visam promover o entendimento do que
“acontece” no Ciclo Trigonométrico e com os gráficos das Funções Seno e Cosseno quando
variamos o valor do ângulo. Para realização desta análise, foi realizado um planejamento para
ser aplicado durante duas horas-aula, realizadas no Colégio Estadual Tancredo Neves, no
município de Santa Maria – RS. Esta aula foi realizada no período normal de estudos dos
alunos, a professora titular cedeu gentilmente seus períodos para que o trabalho pudesse ser
realizado e os alunos não foram convidados a participar da aula, contudo participaram
ativamente. Ao final da atividade, podemos afirmar de que a utilização das chamadas TIC
(Tecnologias da Informação e Comunicação) em sala de aula, pode ser o diferencial
necessário para que ocorra eficaz construção do conhecimento. A interação faz com que os
conceitos fiquem mais evidentes aos olhos dos alunos, uma vez que a simples observação do
livro didático pode não mostrar tudo o que se deseja. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |